A nossa casa

A nossa casa…uma casa com rodas…

Desde pequeno que sonhei e agora é um sonho realizado.

Em 2019 decidi adquirir esta modesta e antiga casa para poder viajar, ter uns fins de semana diferentes e claro, planear muitas viagens por essa Europa fora.

A escolha da autocaravana passou obviamente pelo limite financeiro, tive de optar por algo mais em conta e que estivesse em bom estado e de bom funcionamento.

Há detalhes que irei explicar mais para a frente, como algumas recomendações, dicas e o que devem ter em conta.

Como referi esta decisão de aquisição foi obviamente para poder viajar pela Europa e poder ir a locais fantásticos.

Sabia que seria um risco adquirir uma, nunca tinha andado a viajar nem sequer ter entrado numa, é necessário alguma logística , alguns cálculos de km´s e consumos, controlos de águas o que numa viagem “normal” não acontece. Mas acredito que seja a forma mais espectacular de poder conhecer todos os recantos.

Esta autocaravana  já possui algumas alterações que não existiam na altura em que foi produzida.

Trata-se de uma Fiat Ducato 2.5 com construção da Dethleffs, tem 6 lugares de lotação e 5 de dormida, o que me facilita em termos de arrumação e espaço para poder trabalhar ( em fotografia, webdesign e no blog ).

Ora como normal nas autocaravanas possui fogão a gás, frigorífico trivalente (220v 12v e gás) aquecimento de água para os banhos e para a cozinha, aquecimento do habitáculo gasóleo (já alterado por mim).
Tem também dois painéis solares monocristalinos ( 100w cada ) com controlador MPPT para melhor rendimento, juntamente com uma bateria de 177 Ah de descarga lenta AGM que por agora é o suficiente para mim, irei no futuro adquirir mais uma para não ter problemas energéticos.

Quando comprei já vinha com LCD de 220v, troquei recentemente por um de 12V assim não necessito de inverter a não ser para carregar o portátil num futuro. Junto à TV adicionei um stick da XIAOMI para ver séries e tv via net.

Toda a iluminação era de pequenos projectores de halogéneo , foi logo uma das minhas primeiras alterações. Decidi trocar por fitas de led com três tons , Azul para um ambiente mais frio, Branco para um ambiente neutro e com mais luminosidade e claro um amarelo  para criar um ambiente mais quente e acolhedor.

Como amante de BTT foi ideal a autocaravana ter logo um suporte de bicicletas no exterior, o que complementa também as nossas viagens.

Após uns meses tive problemas na autocaravana , um curto circuito no sistema de electricidade interior da “casa” , tive de trocar os sistemas de níveis de água , sensores e refazer a electricidade toda desde o zero.

Adicionei um auto-rádio com GPS Android para colocar as aplicações mais utilizadas por nós, autocaravanistas, o Park4night. Facilitando assim nas viagens e na logística de equipamentos.

O seu interior na parte do WC e cozinha também foram todos remodelados, criando e adequado a mim e as minhas necessidades, pois optei viver na autocaravana durante a pandemia.
Irei aos poucos mostrar o nosso cantinho e a nossa casa com rodas.

Se pensarem ou estiverem interessados em adquirir uma e quiserem alguma dica/informação terei todo o gosto em vos poder ajudar.

Procurem bem no Olx, no Custojusto, no Standvirtual e até mesmo no Marketplace do Facebook.

Tive muitos negócios em vista e até mesmo na fase final e não foi fácil, uns acabaram por desistir da venda, outras cheias de problemas, etc…

E claro, tentem sempre saber o máximo possível antes de qualquer viagem, por vezes chegamos lá e não se realiza um negócio por um detalhe..

A época ideal para comprar, para mim claro, é sem dúvida o inverno, pois na época de Verão ou desistem das vendas para as aproveitarem mais uma época de férias ou então aproveitam-se e pedem balúrdios.

Aproveitem e usufruam a autocaravana o máximo possível, vão ver que não se vão arrepender 😉